Fonte: APAT
Autor: Dr. Tércio Genzini

Apenas uma pequena demonstração!

Neste sábado (12/04/2014) terá alta o paciente que foi submetido ao primeiro transplante de fígado no Estado do Acre!

Um paciente cirrótico, com Meld 21, da mesma gravidade dos realizados em outros grandes centros no Brasil, exceto São Paulo, onde a gravidade dos pacientes é a maior do país. Alta hospitalar 7 dias após a cirurgia, sem qualquer transfusão sangüínea desde a operação, alimentando-se desde o primeiro dia …

Tudo muito bom, acima das expectativas !

Do ponto de vista da saúde, um avanço inquestionável!

Do ponto de vista da sociedade, apenas uma pequena demonstração do que é possível ser alcançado com a união de diversos setores em torno de um objetivo.

Uniram-se governo, instituição e equipe multidisciplinar, cada um contribuiu com sua parte, de forma idônea e coordenada, e o sucesso então foi questão de mérito , trabalho e dedicação.

Isto foi apenas uma pequena demonstração do que o trabalho feito com competência é capaz de atingir, o que o mérito é capaz de produzir, mesmo com menos recursos!

Por que não podemos reproduzir este modelo?

Por que não estimular as classes que produzem e fazem crescer o país? 

Por que precisamos importar profissionais e enviar centenas de milhões para o exterior se temos tantos estudantes, residentes, estagiários , enfermeiros almejando oportunidades?

Por que não cessam os escândalos de corrupção, um atrás do outro!!!… Por que não acaba este “toma lá dá cá” , “eu roubei mas você também é ladrão” , “precisa CPI aqui mas tem que ter lá também”….

Que tipo de pessoas estamos elegendo, em todas as esferas, em todos os partidos, que estão conduzindo e destruindo este imenso país ? 

Por que ainda aceitamos compras de votos? Por que ainda aceitamos uma violência incontrolável, uma saúde pública precária e insustentável, Transporte público insuficiente, Falta de infra-estrutura, Destruição da natureza sem um projeto decente de desenvolvimento sustentável?

Por que não tratamos este país como uma grande nação? Por que não olhamos grandes nações como os Estados Unidos e, em vez de criticá-los e inventarmos mil desculpas para não sermos iguais, e desejarmos mudar pra lá, não fazemos uma auto-critica, corrigimos nossos erros , mudamos nossa conduta e construímos juntos um futuro melhor?

Será que não merecemos ? Nascemos no país errado?

Será que nossos filhos não merecem?

Por que não tomamos uma decisão de mudar, fazer o que é certo, encerrar os conflitos, trabalhar juntos e construir uma grande Nação?

Temos que saber e ensinar que a sociedade é heterogênea, existe o mais e o menos abastado, o patrão e o empregado, e nenhum deles é inimigo, pelo contrário, todos vivem na mesma casa chamada Brasil e uns precisam dos outros!

Se o faxineiro do hospital não tivesse mantido o ambiente limpo, este transplante não teria dado certo !… Idem se o porteiro não controlasse o acesso, o técnico não fizesse o Rx ou coletasse os exames corretamente, a copeira não servisse as refeições, a lavanderia não funcionasse, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicóloga, assistente social, médicos e gestores não tivessem trabalhado juntos !… 

Todos se preparam para seus trabalhos e, cada um na sua responsabilidade, maior ou menor, pode viver tranquilo, apenas com o que faz, desde que tenha paz e tranquilidade em casa e nas ruas, escola e saúde para sua família, transporte, diversão… o trabalho de cada um é importante e juntos atingem objetivos!

Um país não vive só de cursos superiores, médicos, engenheiros e advogados. Um grande país precisa muito de profissionais que cuidem da manutenção, de técnicos, pedreiros, escriturários… um grande país precisa de todas as profissões trabalhando com tranquilidade, felicidade e harmonia!

Um pescador pode ser muito mais feliz, viver e se divertir muito mais que os donos de grandes navios pesqueiros ou grandes fazendas de pesca ! De certo pode ser fisicamente mais forte, psicologicamente mais tranquilo e ter muito mais lazer…. a escolha é de cada um, onde e como viver este curto período de passagem neste mundo!

Que esta pequena demonstração sirva para estimular todos a querer mais , fazer o que é certo, valorizar sua própria vida e construir um grande país… Por que não?

Dr. Tércio Genzini

Foto(Ag. de Notícias do Acre): Lúcio César Leite Nepomuceno, primeiro transp. de fígado do Acre.

Share This