Fonte: APAT
Autor: João Teófilo
Todos os anos a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO promove encontro que visa a troca de experiência e consequente atualização sobre o que há mais inovador na área de transplantes de órgãos no Brasil. Este ano, mais uma vez, foi de grande destaque a equipe HEPATO, que apresentou o resultado de um árduo e sério trabalho sobre o assunto.
Dentre os vários trabalhos e palestras apresentadas por nossa equipe, que tem como braço assistencial a APAT – Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante, podemos destacar:
– “Compreendendo Aspectos Psicológicos e Emocionais do Cuidador de Pacientes de Transplante Dentro de Grupo Psicoterapêutico”.
– “Dieta Anti-Inflamatória Como Tratamento Coadjuvante em Transplante de Fígado – Relato de Caso”
– “Importância da Equipe Multiprofissional na Avaliação do Doador Renal Não Aparentado”
Um dos temas mais polêmicos e que promete causar uma grande diminuição do tempo de espera na fila de transplante renal foi defendido pelo Dr. Marcelo Perosa: Doação Pareada
Fica registrado os nossos parabéns a todas as equipes que dedicaram seus esforços e toda sua boa vontade em compartilhar conhecimentos neste Encontro e nossos iguais agradecimentos aos patrocinadores do evento.
APAT – Associação para Pesquisa e Assistência em Transplantes